Páginas

Histórico

         Esta Unidade Escolar foi fundada no dia 26 de junho de 1968 como a denominação de Grupo Escolar Oswaldo Cruz, sendo o Governador Geremias de Mattos Fontes.
       Ao ser inaugurada, a direção da escola foi entregue a Professora Laura Soares de Andrade, que atuou no período de 1968 a 1988. De 1988 a 1993, assumiu o cargo sua filha, a professora Simone Soares de Andrade.
        Antes da construção da escola, o local era um terreno baldio onde seria construída uma praça. A comunidade não ficou satisfeita com a construção da escola, pois segundo comerciantes da época uma praça daria mais lucro.
Inicialmente a escola possuía quatro salas de aula, secretaria, almoxarifado, banheiros e não possuía muros. Os animais entravam no pátio da escola sendo necessário colocá-los para fora com freqüência. A água utilizada na limpeza e preparo dos alimentos era retirada de poços da vizinhança. A merenda oferecida aos alunos era doação dos pais e pessoas da comunidade.
A escola atendia alunos de 1ª a 4ª série. A partir de 1970 foi implantado o Supletivo, que anos mais tarde foi desativado. Em 2002 foi implantado o segmento do ensino fundamental (5ª a 8ª série) , no noturno
Esta unidade Escolar passou por quatro reformas:
A primeira em 1971 sendo o Governador Geremias Mattos Fontes;
A segunda ocorreu em 1993 sendo o Governador Leonel de Moura Brizola.Nesta reforma foi construída a cisterna que, ainda hoje, utilizamos;
A terceira ocorreu em 1998 sendo o Governador Marcelo Alencar. Nesta reforma foram feitas pinturas, a troca do telhado, dos pisos de todas as dependências da escola e das janelas de madeira para as de alumínio;
A última ocorreu em 2006. Com a municipalização, sendo o prefeito Washington Reis, foi construída mais uma sala de aula, e foram construídos os banheiros para alunos e professores. O espaço foi otimizado e de uma sala de aula antiga, foram alocados sala dos professores e sala da Equipe Técnico Pedagógica.
 Em maio de 1994 foi indicada para a função de diretora a professora Maria Lúcia Lima de Souza, que teve como diretoras adjuntas as professoras Neli Rezende Teixeira e, mais tarde Ana Lúcia Sá Diniz.
            Com a municipalização ocorrida em 2005 e, entrando em vigor no dia 1º de janeiro de 2006, a escola passou a denominar-se Escola Estadual Municipalizada Oswaldo Cruz.
            A partir de janeiro de 2009 a professora Elisabete Felisbino Ferreira foi nomeada diretora desta Unidade Escolar através da Portaria nº 1983\GP\2009 tendo a professora Iolanda Gouveia da Silva como sua vice-diretora e, em seguida, a professora Flavia Verônica Silva Barbosa assumiu esta função. Hoje em dia, com o fim do ensino noturno, a escola não tem mais este cargo.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário